Vila do Bispo

Tendências populacionais europeias das aves comuns

 

Já estão disponíveis as tendências populacionais europeias atualizadas de 170 espécies de aves e de indicadores ambientais europeus pelo Esquema Pan-Europeu de Monitorização das Aves Comuns (PECBMS). Estes dados incluem informação proveniente de 30 países e de 42 anos de monitorização. É apenas graças ao trabalho de muitos colaboradores, a maioria dos quais voluntários, que continua a ser possível recolher estes dados e publicar anualmente esta informação, que permite guiar conservacionistas e decisores políticos. Muito obrigado aos voluntários do Censo de Aves Comuns que contribuem com as suas observações em Portugal para o cálculo destes índices e indicadores.

 

State of common European breeding birds 2022 (PECBMS)

 

O maior destaque desta publicação não é propriamente uma novidade. É no grupo de aves dos meios agrícolas que os declínios são mais pronunciados, um tendência que se tem verificado desde há alguns anos. Espécies como as lavercas, as rolas-bravas, os sisões, os picanços-barreteiros ou os abibes apresentam ao longo das últimas décadas decréscimos populacionais significativos à escala do continente europeu e continuam a desaparecer dos nossos campos agrícolas.

O panfleto está disponível em formato para impressão, mas também há uma versão que permite uma leitura digital mais fácil nos telemóveis e tablets. Pode encontrar ambas AQUI.