1º Censo Nacional da Águia-caçadeira

A águia-caçadeira está em regressão no território continental                            (foto: Jorge Safara)

É já no próximo mês de Abril que tem início a segunda volta do primeiro censo nacional da águia-caçadeira Circus pygargus (também conhecida por tartaranhão-caçador), que pretende alargar o censo que se iniciou o ano passado para a totalidade do território continental. O principal objetivo deste censo dirigido é o de quantificar o número de casais reprodutores de águia-caçadeira em Portugal.  Infelizmente, os poucos dados existentes sugerem uma forte regressão da espécie que atualmente está classificada como Em Perigo no território continental, e tem como principais ameaças a perda de habitat de nidificação e a destruição das posturas.

 

Macho de águia-caçadeira (Circus pygargus) em voo                                       Foto (Jorge Safara)

Se sabe identificar as três espécies de tartaranhão que ocorrem em Portugal, e estiver interessado em participar, contacte um dos nossos coordenadores regionais:

Sul: João Gameiro (CIBIO)
jgameiro@cibio.up.pt

Centro: Carlos Pacheco (CIBIO)
cpachec@gmail.com

Norte: Luís Ribeiro (PALOMBAR)
luisribeiro@palombar.pt

 

 

O censo baseia-se em 2 a 3 pontos de observação por cada quadrícula UTM 10×10. Cada ponto deverá ser amostrado por um período de 2 a 3 horas e deverão ser registados todos os indivíduos e seus comportamentos. Cada quadrícula será visitada mais duas vezes para confirmar a presença do ninho e o número de casais.

Para mais informações consulte o cartaz neste link ou contacte os coordenadores.

 

Contribua para sabermos mais sobre a situação atual desta espécie ameaçada e participe ou ajude a divulgar este censo!!