By jdomingues May 8, 2020
O Global Big Day é a celebração anual da observação de aves, e este ano não será diferente. Apesar de a maioria das pessoas não poder sair de casa para ir observar aves, o Global Big Day ainda é uma oportunidade para seguir as aves que ocorrem em seu redor.
By jdomingues April 30, 2020
No sábado passado, 41 participantes por todo o país registaram 103 espécies na nossa Bird Race no Ninho. Ao todo, foram registadas 2300 aves, incluindo o pintainho no Pico.
By jdomingues April 20, 2020
A Natureza pode ser um importante aliado para relaxar nestes dias singulares. Por isso lançamos-lhe este desafio: no próximo sábado, 25 de abril vá à janela e diga-nos que aves vê e/ou ouve.
By jdomingues April 15, 2020
Devido à necessidade de isolamento social não podemos sair para ir observar aves no exterior, mas nada nos impede de o fazer a partir de casa e de contribuir para ajudar a conhecer um pouco melhor as aves que habitam as zonas urbanas. A SPEA lançou assim os desafios #AvesAjanela.
By jdomingues March 27, 2020
O relatório do Censo de Aves Comuns, publicado este mês, mostra que algumas aves ligadas aos habitats agrícolas continuam em declínio, reforçando a necessidade de implementar uma política agrícola sustentável. A situação mais preocupante é a do picanço-barreteiro, que continua em declínio acentuado, mas também outras espécies ligadas aos habitats agrícolas, como o picanço-real, a […]
By jdomingues March 25, 2020
Tendo em consideração a situação atual da COVID19 em território nacional e a declaração do estado de emergência, a SPEA recomenda a todos os seus colaboradores e associados que sigam as orientações das autoridades, nomeadamente no sentido de reduzirem a sua mobilidade e o contacto social. Deste modo, recomenda-se especificamente que os colaboradores de censos […]
By jdomingues February 27, 2020
O inverno e início da primavera são as melhores alturas do ano para descobrir os territórios dos pica-paus e recolher evidências da sua reprodução. Quando as zonas arborizadas ainda não estão repletas de cantos dos passeriformes reprodutores, é frequente escutarem-se as poderosas vocalizações dos pica-paus, atarefados a delimitar os seus territórios.
By jdomingues February 24, 2020
Esta é a altura perfeita para ver duas das mais discretas aves de rapina diurnas da nossa fauna. Em fevereiro e março, o açor e o gavião (ou fura-bardos) abandonam um pouco o seu típico comportamento esquivo.
By Team eBird October 25, 2019
More than 18,000 eBirders from 164 countries and territories joined together on 19 October to go birding on the second October Big Day. The global count of 6,497 species broke last year’s total of 6,360 species, setting a new October Big Day record!
By Team eBird February 2, 2015
We are pleased to announce the 2015 eBirder of the Month program sponsored by Carl Zeiss Sports Optics. Each month we will feature a new eBird challenge and set of selection criteria.