October Big Day 2020 - maior do que nunca!

By brasil agosto 31, 2020

Marque em seu calendário, porque dia 17 Big Day Outubro!  O Big Day é uma oportunidade de celebrar as aves durante 24 horas tanto perto de você como ao redor do mundo. No Brasil, outubro é mês de primavera, época do ano em que a vegetação fica mais colorida e as aves mais ativas para ser reproduzir.

Além disso, esse ano Big Day Outubro vai acontecer durante o primeiro Global Bird Weekend (Fim de Semana Global das Aves). O objetivo é fazer do fim de semana de 17 a 18 de outubro o maior fim de semana de aves de todos os tempos e apoiar a iniciativa da BirdLife International para acabar com o comércio ilegal de aves. Um dos objetivos do Global Bird Weekend é no dia 17 de outubro ter mais de 25.000 pessoas enviando listas no eBird – Vamos juntos nessa?

Reconhecemos que a COVID-19 continua a impactar nossas comunidades. Mesmo que suas condições locais tenham melhorado, sempre encorajamos todos a colocar a segurança em primeiro lugar, seguir as diretrizes locais de saúde e observar atentamente as aves. Você pode estar em casa e ainda participar do Big Day de outubro!

Como participar

Crie uma conta eBird: eBird é uma plataforma mundial de registros de aves utilizado por milhões de observadores de aves no mundo todo. Isso nos permite compilar as observações de todos em uma única lista maciça de aves do Big Day Outubro – ao mesmo tempo em que coletamos dados para os cientistas entender melhor as aves. Cadastre-se aqui. É 100% gratuito.

Observe as aves em 17 de outubro. É simples assim! O Big Day Outubro vai da meia-noite à meia-noite em seu fuso horário local. Você não precisa ser um especialista em aves, ou registrar as espécies o dia todo. Você pode observar as aves de qualquer lugar – mesmo 10 minutos em seu quintal ajudarão.

Anote o que você vê e ouve no eBird: Você pode registrar suas observações através de nosso website ou – ainda mais fácil – no aplicativo gratuito do eBird. O aplicativo permite: que você faça ou envie listas enquanto estiver passarinhando, que explore Hotspots próximos, ou até mesmo que você acompanhe a distância percorrida durante a passarinhada. Tudo isso para que você não precise se preocupar e possa se concentrar em observar as aves. Muito importante enviar submeter suas listas no eBird antes de 21 de outubro para que elas possam ser incluídas nos resultados.

Acompanhe no site os registros aumentarem: durante o dia, fique de olho em como as listas estão crescendo em diferentes partes do mundo. Acompanhe relatórios de mais de 150 países. As estatísticas serão atualizadas em tempo real na página October Big Day  

Observar as aves e fazer listas é fácil com o aplicativo eBird que você pode baixar gratuitamente para iOS ou Android

Dicas para o Global Big Day

– Se você é novo no eBird ou quer tornar suas listas de aves mais valiosas para a ciência e para a conservação, faça nosso curso eBird Essentials

– Assista no Youtube a série de vídeos explicativos sobre o eBird no Portal eBird Brasil, clicando aqui

– Use o aplicativo Merlin Bird ID da Universidade de Cornell para te ajudar a identificar as espécies complicadas, depois use o eBird para relatá-las para que suas observações façam parte dos totais do Big Day Outubro.

– Tire fotos e adicione-as a sua lista pelo website – elas podem aparecer na página do Big Day Outubro!

– Torne suas observações mais valiosas: envie listas de espécies completas, conte as aves que você vê e faça múltiplas listas ao longo do dia.

– Compartilhe suas observações nas mídias sociais com #globalbigday e #bigdayoutubroBrasil  

Em outubro de 2019, mais de 20.000 participantes enviaram 42.700 listas com 6.709 espécies de aves. Quantas listas de verificação e participantes teremos este ano? Não importa onde você vai observar as aves, divirta-se, esteja em segurança e protegido, aproveite as aves que encontrar e compartilhe seus registros no eBird. Suas observações nos ajudarão a entender melhor as populações globais de aves como estes Mapas animados de abundância  que são produzidos graças a sua colaboração por meio da Ciência eBird.