Brazil

Identificanto - a vocalização das aves

Texto: Ismael Franz – biólogo e doutor em Zoologia

Há pouco mais de uma década atrás, quando as plataformas de streaming não estavam ainda tão difundidas, pensei uma forma de auxiliar meus alunos do laboratório no aprendizado dos cantos das aves quando não estávamos em campo. Nós ouvíamos os discos, como o clássico “Aves das Montanhas do Sudeste do Brasil”, mas precisávamos conferir o título das faixas na cartilha e isso nos distraía e prejudicava a prática. Resolvi, então, separar gravações das aves do sul do Brasil e captar minha voz narrando os nomes científicos antes de cada faixa. Com um fone de ouvido e um tocador de mp3 por pendrive era possível estudar com as mãos e a visão livres, por exemplo, enquanto dirigia.

Aquela demanda antiga voltou à tona recentemente, com os pensamentos de isolamento social e de como eu poderia estudar para não “enferrujar” tanto na impossibilidade de estar na natureza. Me dei conta, também, que essa devia ser uma vontade de outros observadores e ornitólogos. Juntei essa necessidade com a popularização recente dos podcasts, e assim surgiu o Identificanto, disponível a partir desta semana no Spotify, Anchor e Deezer. Trata-se de um podcast educativo que visa auxiliar os birders na memorização das vocalizações.

Cada episódio reunirá um grupo taxonômico, seja uma família ou um gênero, e boas gravações compiladas através de uma curadoria cuidadosa serão reproduzidas em sequencia, com um breve anúncio dos nomes científicos e populares em português e inglês. Aliás, agradeço demais aos ávidos birders que cederam gravações para compor o material! O primeiro episódio incluiu as tovacas da família Formicariidae, e já pode ser acessado no link abaixo. Melhorias estão sendo feitas e tem bastante novidade sendo preparada, inclusive com diferentes abordagens, metodologias e experiências. Espero que seja uma ferramenta útil para o estudo de todos ou ao menos que seja capaz de nos aproximar um pouco mais da beleza e riqueza que as paisagens sonoras e as aves podem nos proporcionar, através de seus sons.

https://open.spotify.com/episode/0xxmnnUg57gZZkn5AgdSv1