Portugal

No dia 9 de maio, regressa o grande dia de observação de aves!

O Global Big Day é a celebração anual da observação de aves, e este ano não será diferente. Apesar de a maioria das pessoas não poder sair de casa para ir observar aves, o Global Big Day ainda é uma oportunidade para seguir as aves que ocorrem em seu redor. Junte-se a nós este sábado, dia 9 de maio e faça parte de uma comunidade global de observadores de aves ao partilhar as suas observações com o eBird.

Participar é fácil. Onde quer que esteja, pode fazer parte da comunidade global de observadores de aves no dia 9 de maio. Lembre-se de colocar sempre a sua segurança e a dos outros em primeiro lugar, e de seguir as regras e instruções estabelecidas pelas autoridades. Pode desfrutar das aves mesmo a partir da sua casa e ainda fazer parte do Global Big Day.

Pode despender pelo menos 5 ou 10 minutos, reportar via online as suas observações ao eBird ou mesmo através da nossa App gratuita eBird. Se tiver mais tempo disponível, pode submeter listas de aves ao longo de todo o dia, a diferentes horas. Será que vai encontrar mais aves pela manhã, ou durante a tarde? Nunca se sabe o que poderá encontrar. As suas observações podem ajudar-nos a perceber melhor as populações de aves a nível global, através de resultados como estes mapas animados de abundância produzidos pela Ciência eBird.

Este ano, o Global Big Day vai focar-se no número de listas que podemos fazer como uma equipa global. No ano passado, 35.209 eBirders de 174 países fizeram umas surpreendentes 92.284 listas de aves num único dia. Junta-se a nós no Global Big Day para fazer de 2020 o ano em que ultrapassamos as 100.000 listas de aves num único dia? Ajude-nos a atingir um novo recorde de listas!

Como participar

Registe-se no eBird: o eBird é um portal mundial para registar as aves observadas usado por milhões de observadores de aves. É isto que nos permite compilar as observações de toda a gente numa única e gigantesca lista no Global Big Day – enquanto ao mesmo tempo recolhemos dados para ajudar os cientistas a melhor compreenderem as aves. Registe-se aqui. É 100% gratuito, do princípio ao fim.

Observe aves no próximo sábado, dia 9 de maio: é tão simples quanto isso. Não precisa de ser um especialista ou de passar todo o dia fora, podem ser simplesmente 10 minutos de contagens no seu quintal. O Global Big Day decorre no próximo sábado, desde a meia-noite até à meia-noite seguinte. Pode reportar o que encontrar a partir de qualquer parte do mundo.

Insira o que conseguir ver e ouvir no eBird: pode inserir as suas observações através do nosso website ou pode fazer o download da nossa app gratuita eBird para telemóvel, que torna a inserção de dados ainda mais fácil. Pode submeter as suas listas enquanto observa aves, e a aplicação regista o seu percurso enquanto está focado em disfrutar das aves. Já que estamos a falar de aplicações gratuitas, experimente a app Merlin ID, da Cornell Lab’s, para ajudá-lo na identificação das aves. Por favor, insira os seus dados antes de 13 de maio para serem incluídos nos resultados preliminares que irão ser anunciados.

Esteja atento às observações que vão sendo reportadas: durante o dia, pode acompanhar as observações que vão sendo feitas em mais de 170 países, em tempo real, a partir da nossa página do Global Big Day.

Contribuir com observações é fácil com App gratuita do eBird para o telemóvel. O download está disponível para iOS ou Android.

Dicas para o Global Big Day

Com a atual situação do COVID-19, por favor siga as recomendações das autoridades de saúde locais e evite viagens desnecessárias. Consulte também as recomendações da SPEA.

Use a app Merlin Bird ID para o ajudar a identificar espécies mais difíceis.

Tire fotos e submeta-as com a sua lista – elas poderão ser acabar na página do Global Big Day!

Torne as suas observações mais valiosas: submeta listas completas, vá contando as aves que vai vendo, e faça várias listas ao longo do dia.

Partilhe o que está a ver nas redes sociais com #globalbigday!

No último ano, o Global Big Day estabeleceu um novo recorde, com 92.284 listas de aves registadas num único dia. No dia 9 de maio, esperamos que faça parte de um novo recorde mundial. E não importa o que faça, queremos que se divirta, que disfrute das aves que encontrar, permaneça seguro e que partilhe as suas observações no eBird. Porque no nosso mundo, todas as aves contam.