Informação sobre os Nomes Portugueses das Aves do Mundo

By PortugalAves eBird Outubro 22, 2021

Caros utilizadores do portal PortugalAves eBird,

Nem todas as espécies de aves do Mundo tinham, até há pouco tempo, um nome comum em Português de Portugal. O PortugalAves eBird tem utilizado a lista de Costa et al (2000)1 para o Paleártico Ocidental, com algumas adaptações, em linha com a prática da SPEA em algumas obras de grande utilização na comunidade, como guias de identificação e atlas. Para as aves que existem fora desta região geográfica, o portal tem usado os nomes comuns em Português de outros países, como Brasil, os PALOP e Timor Leste, ficando ainda muitas espécies sem qualquer nome em Português.

Desde 17 de agosto passado, como muitos terão reparado, foi introduzida no PortugalAves eBird uma nova lista dos nomes portugueses das aves do Mundo, substituindo os nomes pré-existentes, para as espécies que o tinham, e acrescentando um nome, para as espécies que não tinham. Essa lista foi desenvolvida por um grupo de ornitólogos Portugueses, alguns deles colaboradores do portal. A introdução dessa lista no portal, independentemente dos méritos técnicos da mesma, não teve a necessária discussão dentro do grupo de trabalho do PortugalAves eBird, nem a validação por parte da SPEA, como deveria ter tido. Este processo resultou de um misto de excesso de confiança e dificuldades de comunicação, que são possíveis de ocorrer em projetos comunitários, assentes em trabalho voluntário, como é o caso do PortugalAves eBird. Independentemente dos factos, a situação terá de ser corrigida, e a adoção de uma lista completa dos nomes comuns das aves do Mundo terá de ser desenvolvida adequadamente.

Para corrigir esta situação, a partir de 26 de outubro de 2021, ou alguns dias depois, o PortugalAves eBird voltará a exibir os nomes das espécies de Aves que eram usados antes de 17 de agosto. Após este primeiro passo, terá início a um trabalho longo de discussão de uma lista nos nomes comuns portugueses das aves do Mundo, que deverá ser adotada pelo PortugalAves eBird e pela SPEA. Será criado um grupo de trabalho que irá debruçar-se sobre as listas disponíveis, escolhendo a totalidade ou parte de cada uma delas, e fazendo as adaptações que sejam necessárias.

Como base para este trabalho existe a lista de Costa et al (2000), a lista recentemente introduzida no PortugalAves eBird, se os seus autores quiserem disponibilizar toda a informação necessária, e uma terceira lista publicada em agosto por Paulo Paixão (2021)2. Acreditamos que este trabalho poderá terminar com a adoção final de uma lista dos nomes comuns em Português que poderá ser adotada pela SPEA e pelo PortugalAves eBird.

Pedimos desculpa a todos os utilizadores do PortugalAves eBird pelos incómodos trazidos por esta situação, e agradecemos a V. compreensão para a medidas tomadas.

 

Coordenação do PortugalAves eBird

Direção da SPEA

 

1Costa H, Araújo A, Farinha JC, Poças MC, Machado AM (2000) Nomes Portugueses das Aves do Paleárctico Ocidental. Assírio & Alvim, Lisboa.
2Paixão P (2021) Os nomes portugueses das aves de todo o mundo: projeto de nomenclatura. Edição do autor.