Em tempos de isolamento social a SPEA lança o desafio #AvesAJanela

By jdomingues abril 15, 2020
mulher a observar aves à janela
Eleanor Bentall (rspb-images.com)

Devido à necessidade de isolamento social não podemos sair para ir observar aves no exterior, mas nada nos impede de o fazer a partir de casa e de contribuir para ajudar a conhecer um pouco melhor as aves que habitam as zonas urbanas.

A SPEA lançou assim os desafios #AvesAjanela. As pessoas podem através dos nossos vídeos aprender mais sobre com identificar algumas espécies e podem contribuir com dados para o PortugalAves eBird.

Esta é uma primavera diferente. Não podemos sair de casa para um passeio na Natureza. Mas isso não significa que não possamos observar aves a partir das nossas casas, varandas ou quintais. E até ajudar a conhecer um pouco melhor as aves que habitam as zonas urbanas.

 

Desafio 3 – Desafio Rabirruivos | Veja o nosso VÍDEO

Ao estarmos confinados em casa começamos a reparar um pouco mais nos nossos vizinhos alados. O Rabirruivo é uma pequena e colorida ave que vive em zonas urbanas e tem um canto “arranhado” que faz parte da paisagem sonora das nossas urbes. Esta primavera, ajude-nos a registar os rabirruivos que existem perto de si. Nós damos uma ajuda na identificação e só precisam de reportar as vossas observações no portal PortugalAves eBird. Para os menos familiarizados com o eBird, não deixem de o fazer através deste formulário.

Desafio 2 – Desafio Andorinhas | Veja o nosso VÍDEO

Algumas espécies, como as andorinhas, gostam muito de fazer os seus ninhos nas nossas casas e prédios, e são fáceis de observar e identificar. Esta primavera, ajude-nos a registar as andorinhas e ninhos ativos que existam perto de si. Nós damos uma ajuda na identificação e só precisam de reportar as vossas observações no portal PortugalAves eBird. Para os menos familiarizados com o eBird, não deixem de o fazer através deste formulário.

Desafio 1 – Desafio Aves Noturnas | Veja o nosso VÍDEO

Neste primeiro desafio, vamos estar atentos à atividade das aves noturnas. Só precisam de ficar 10 minutos à escuta a qualquer hora da noite e de reportar as vossas observações/escutas no portal PortugalAves eBird.
Tendo em consideração a situação atual da COVID19 em território nacional e a declaração do estado de emergência, a SPEA recomenda a todos os seus colaboradores e associados que sigam as orientações das autoridades, nomeadamente no sentido de reduzirem a sua mobilidade e o contacto social. Saiba Mais
Share