Covid-19 e censos de primavera

By jdomingues março 25, 2020
Fique em casa
Thijs Schouten

Tendo em consideração a situação atual da COVID19 em território nacional e a declaração do estado de emergência, a SPEA recomenda a todos os seus colaboradores e associados que sigam as orientações das autoridades, nomeadamente no sentido de reduzirem a sua mobilidade e o contacto social.

Deste modo, recomenda-se especificamente que os colaboradores de censos e contagens organizados pela SPEA (CAC, Atlas das Aves Nidificantes, Noctua, Dias RAM, etc.) adiem as suas saídas de campo, pelo menos durante o período que vigorar o Estado de Emergência, e reduzam a sua mobilidade ao máximo, de acordo com as recomendações governamentais. No entanto, isto não significa que deixemos de observar e registar aves. Podem continuar a fazê-lo a partir das vossas casas, janelas e varandas, assim como durante os curtos  passeios efetuados para manter a forma.

Salientamos que esta é uma oportunidade para submeter as suas observações ornitológicas na plataforma PortugalAves/eBird e mesmo colocar em dia observações mais antigas ainda não submetidas, e continuar a contribuir para projetos como o Atlas das Aves Nidificantes, mediante a inclusão de códigos de nidificação nas observações de anos anteriores.

Conselhos específicos para os colaboradores dos programas de monitorização:
– CAC: recomenda-se o adiamento das saídas de campo para o mês de maio. Para já, mantém-se a possibilidade da realização de duas voltas, espaçadas em 3 ou 4 semanas, adiando-se o termo da época do CAC para o dia 10 de Junho;
– NOCTUA: recomenda-se que os colaboradores adiem a próxima ida ao campo, para coincidir com o período da terceira visita (1 maio a 15 junho);
– A TLAS DAS AVES NIDIFICANTES: as saídas de campo para as quadrículas de monitorização devem ser adiadas para o mês de maio. Todos os observadores podem continuar a contribuir com observações não-sistemáticas com registos das evidências de nidificação;
– DIAS RAM: A contagem do mês de abril será cancelada, mantendo-se para já, a previsão de contagem do mês de maio.

Outros censos/contagens ou dúvidas: por favor, contacte diretamente o coordenador responsável do censo, para eventuais informações específicas a ter em conta.

A SPEA continua e continuará empenhada em desenvolver a sua principal missão, de Estudar e Conservar as Aves e os seus Habitats, assim como de promover a observação de aves e participação pública nos seus projetos, estando focada neste momento em dar o seu contributo para o bem comum, reforçando a importância de nos mantermos a nós e aos outros seguros.

Iremos ainda promover, ao longo das próximas semanas, atividades dirigidas à comunidade de observadores e sócios, proporcionando novos desafios a quem tem agora um maior tempo de permanência nas suas residências, enquanto trabalhamos juntos para a proteção e conservação da avifauna. Convidamo-lo a juntar-se a nós no Grupo de Facebook “Contagens de Aves em Portugal” onde divulgaremos as novidades e sugestões.

Agradecemos a vossa compreensão

Nota: De acordo com o evoluir da situação, e tendo em conta as recomendações do governo, a SPEA irá atualizando esta informação

Share