Portugal

Bird Race no ninho, no Dia da Liberdade

A Natureza pode ser um importante aliado para relaxar nestes dias singulares. Por isso lançamos-lhe este desafio: no próximo sábado, 25 de abril vá à janela e diga-nos que aves vê e/ou ouve.

Neste dia tão representativo para os portugueses, a SPEA desafia-o a celebrar a liberdade de outra forma. Estar em casa não é sinónimo de perda de liberdade. Aproveite este dia e olhe com atenção pela sua janela e diga-nos o que vê e/ou ouve.

Quem pode participar?

Todas as pessoas, em todo o país (Portugal continental e ilhas), desde que estejam em casa. Pode ser em família ou sozinho, desde que estejam no mesmo espaço físico.

Quando

No dia 25 de abril, todo o dia, entre as 0h e as 23h59 registe todas as espécies de aves que observou e/ou ouviu. Pode despender o tempo que desejar: 5 minutos, 3 horas, seguidas ou com intervalos.

Serão aceites as participações recebidas até às 14h00m do dia 26 de abril (domingo).

Como posso participar?

  1. Procure observar/ouvir o maior número de espécies que surjam na sua janela, varanda, quintal ou jardim
  2. Registe as suas observações aqui no PortugalAves eBird, partilhando-as com o utilizador “Aves À Janela !” ou neste formulário até às 14h de dia 26 de abril
  3. Pode ainda tirar uma foto do seu local de observação e partilhá-la connosco através do email spea.comunicacao@spea.pt ou enviando mensagem pelo nosso Facebook  até às 14h de dia 26 de abril

Critérios para eleger os vencedores

  • Serão nomeados 7 observadores vencedores, um por cada uma das seguintes regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira
  • O critério para ordenação dos participantes de cada região é o número total de espécies reportadas, sendo o vencedor quem observe/ouça mais espécies durante o período da Bird Race, com as observações enviadas dentro do prazo limite estabelecido
  • O prémio é: 1 Atlas das Aves Marinhas e um pin de uma ave à escolha, consoante o stock

Nós ajudamos a identificar algumas espécies

Veja os outros vídeos que preparámos
Andorinhas
Rabirruivo
Noturnas

Como registar as suas observações no PortugalAves eBird

Para participar na Bird Race no Ninho através do eBird é importante que partilhe a sua lista de aves observadas no dia 25 de Abril com o utilizador “Aves À Janela !”. Estes dois tutoriais vídeos explicam como:
Como partilhar a sua lista “Aves à Janela” através da web
Como partilhar a sua lista “Aves à Janela” através do sistema Android

Para que servem as minhas observações?

As suas observações, mesmo se feitas à janela, ajudam-nos a fortalecer os dados do Portugal Aves eBird, usados nos nosso programas de monitorização. Assim, podemos avaliar a evolução de algumas populações de aves, algumas mais comuns que outras.

E se quiser ir um pouco mais longe

Se já tiver conhecimentos aprofundados e até já costuma ser nosso voluntário, então poderá contribuir para o III Atlas das Aves Nidificantes colocando as suas observação no Portugal Aves eBird com registo dos códigos de nidificação. Veja aqui como o fazer. Esta informação permitirá complementar os registos actualmente existentes e aumentar o nosso conhecimento sobre a distribuição das nossas aves nidificantes.

 

 

Esta notícia foi atualizada para corrigir o critério de seleção dos vencedores e para adicionar a data limite de participação.