Portugal

Big Day de outubro 2020— maior do que nunca!

Já podem marcar na vossa agenda o Big Day de outubro – 17 de outubro de 2020! Os Big Days são uma oportunidade para observar aves perto de si, ao longo de 24 horas, e de juntar-se a nós para celebrar a observação de aves a uma escala global.

Aliás, este ano o Big Day de outubro irá decorrer durante o primeiro Global Bird Weekend. O objetivo do Global Bird Weekend é o de tornar os dias de 17 e 18 de outubro no maior fim-de-semana de observação de aves de sempre, e de apoiar a Birdlife International no apelo para acabar com o comércio ilegal de aves. Uma das metas do Global Bird Weekend é o de juntar mais de 25 mil pessoas a observar aves e a submeter as suas listas no eBird. Serás uma delas?

Temos noção de que a COVID-19 continua a ter impacto na comunidade. Por essa razão, ainda que as condições na sua área sejam mais favoráveis, lembre-se sempre de colocar a sua segurança e a dos outros em primeiro lugar, e de seguir as regras e instruções estabelecidas pelas autoridades, fazendo observação de aves de forma consciente.

Como participar

  • Registe-se no PortugalAves eBird: o eBird é um portal mundial para registar as aves observadas usado por milhões de observadores de aves. É isto que nos permite compilar as observações de toda a gente numa única e gigantesca lista no Big Day de outubro – enquanto ao mesmo tempo recolhemos dados para ajudar os cientistas a melhor compreenderem as aves. Registe-se aqui. É 100% gratuito.
  • Observe aves no dia 17 de outubro: é tão simples quanto isso. O Big Day de outubro decorre desde a meia-noite desse dia até ao relógio atingir novamente as zero horas. Não precisa de ser um especialista em aves ou de passar todo o dia fora, podem ser simplesmente 10 minutos de contagens no seu quintal. Pode reportar o que encontrar a partir de qualquer parte do mundo.
  • Insira o que conseguir ver e ouvir no PortugalAves eBird: pode inserir as suas observações através do nosso website ou fazer o download da nossa app eBird para telemóvel, que torna a inserção de dados ainda mais fácil. Pode submeter as suas listas enquanto observa aves, explorar hotspots próximos, e a aplicação regista o seu percurso enquanto está focado em disfrutar das aves. Por favor, insira os seus dados antes de 21 de outubro para serem incluídos nos resultados preliminares que irão ser divulgados.
  • Esteja atento às observações que vão sendo reportadas: durante o dia, pode acompanhar o crescimento das listas de observações em diferentes partes do globo, em mais de 150 países. As estatísticas vão sendo atualizadas, em tempo real, na nossa página do Big Day de outubro.

Encontrar aves, contribuir com observações e manter as suas listas é fácil com a app gratuita do eBird para o telemóvel. O download está disponível para iOS ou Android.

Dicas para o Big Day de outubro

  • Se é novo no eBird e quer tornar as suas listas mais valiosas para a ciência e conservação, experimente as nossas formações gratuitas eBird Essentials.
  • Use a aplicação Merlin Bird ID para o ajudar a identificar espécies mais difíceis, e depois utilize o PortugalAves eBird para reportar as suas observações para que estas façam parte das contagens do Big Day de outubro.
  • Tire fotos e submeta-as com a sua lista – elas poderão ser acabar na página do Big Day de outubro!
  • Torne as suas observações mais valiosas: submeta listas completas, vá contando as aves que vai vendo, e faça várias listas ao longo do dia.
  • Partilhe o que está a ver nas redes sociais com #octoberbigday!

Em 2019, o Big Day de outubro teve mais de 20 mil participantes que submeteram 42.700 listas com 6.709 espécies diferentes. Quantas listas e participantes teremos este ano?

Não importa onde observa aves, queremos que se divirta, disfrute das aves que encontrar, permaneça seguro e que partilhe as suas observações no eBird. As suas observações vão ajudar-nos a compreender melhor as populações de aves através de inovações como estes mapas de abundância animados, trazidos até vós pela eBird Science.