eBird ultrapassa 1 bilhão de observação de aves

By brasil maio 17, 2021

Australasian Swamphen Porphyrio melanotus. Lucas Brook

O eBird começou em 2002 com a missão de juntar o conhecimento e a experiência dos observadores de aves e compartilhar gratuitamente essas informações para contribuir com a ciência, conservação e educação. Ao longo desses últimos 19 anos, o eBird cresceu e se tornou uma comunidade global com a colaboração de centenas de parceiros, milhares de voluntários e centenas de milhares de eBirders ao redor do mundo.

Estamos muito contentes em anunciar mais um incrível resultado da comunidade eBird —1 BILHÃO (1.000.000.000) de observações de aves. Isso é MUITA observação de aves! Um bilhão de observação de aves representa a experiência cumulativa de 77.466.000 de listas submetidas por 684.300 eBirders de 202 países. A bilionésima observação no eBird foi um Porphyrio melanotus, um rallídeo da Oceania, reportado nessa lista por Heidi Krajewski durante o Global Big Day 2021.

 

O poder dos dados do eBird

Um bilhão de observações de aves são um recurso poderoso, oferecendo valiosos conhecimentos sobre populações de aves em escala continental. As observações do eBird são utilizadas por pessoas em todo o mundo, desde estudantes e educadores até estatísticos e programadores de computador, passando por formuladores de políticas de conservação e gestores de recursos naturais.

Para Amanda Rodewald, diretora do Center for Avian Population Studies, um dos usos mais importantes dos dados do eBird é o desenvolvimento de métricas para o monitoramento de iniciativas de conservação. “As 1 bilhão de observações de aves do eBird significam mais potencial do que nunca para criar, gerir e aplicar produtos de dados que alimentam a descoberta científica e apoiam a conservação e a tomada de decisões ambientais”, diz Rodewald. “Detalhes em fina escala sobre distribuição, abundância e tendências populacionais em ampla extensão espacial e temporal fornecem uma lente para entender melhor o ciclo anual completo das aves e orientar a conservação estratégica, dinâmica e de precisão”.

“É uma oportunidade inigualável de entender as aves em uma escala que nunca foi possível antes”, diz Tom Auer, líder da equipe de ciência de dados geoespaciais do eBird. “Estamos mais perto do que nunca de alcançar o sonho de monitorar as populações de aves em escala na comunidade”. Ter tantas informações sobre aves nos permite ver e entender padrões de distribuição e abundância de aves em escalas espaciais e temporais que de outra forma seriam impossíveis”. É incrível que uma comunidade global possa se reunir e contribuir para este esforço”.

Quer maximizar o valor de seu eBirding para a ciência e a conservação? Quer você tenha enviado uma lista do eBird ou centenas, aqui estão maneiras fáceis de ajudar a tornar as próximas bilhões de observações no eBird ainda mais valiosas:

  • Conte as aves que você observas e submeta listas completas
  • Faça o upload de imagens e gravações de áudio em suas listas
  • Assista aos vídeos “Vamos aprender a usar o eBird” no canal da SAVE Brasil no Youtube