Brazil

Dicas e Truques do Aplicativo eBird para Smartphone

Nós projetamos o aplicativo eBird para ser o método mais simples e rápido de inserir dados no eBird. Além de iniciar rapidamente suas listas, o aplicativo eBird tem mais recursos que irão acelerar as coisas para você. Aqui estão algumas dicas e truques para obter a melhor experiência com o aplicativo eBird.

Você pode adicionar espécies que possuem o nome longo como o bicudinho-do-brejo-paulista (Formicivora paludicola) usando o código de buscas rápido do aplicativo eBird. Foto: Marco Silva

Insira observações pelo celular mais rapidamente

Vários recursos do aplicativo eBird permitem inserir muitas espécies e números rapidamente e com pouco esforço.

Inserir rapidamente

Na maioria dos casos, você não precisa digitar o nome completo da ave para encontrá-la no seu checklist. Use a barra de pesquisa na parte superior do aplicativo eBird e mantenha uma contagem constante de suas observações enquanto você as insere

Para inserir rapidamente: digite a quantidade em números de uma espécie que você viu ou ouviu, seguido de um espaço e comece a digitar qualquer parte do nome da espécie. O aplicativo eBird filtrará seu checklist enquanto você digita. Quando a espécie que você observou aparecer na lista, basta tocar no nome para adicionar o número digitado a contagem de espécies em andamento.

Você não precisa saber o nome completo da espécie. Você pode digitar “5 sabiá” para exibir todas as aves que possuem “sabiá” em seu nome e, em seguida, adicionar 5 à lista das espécies em que você tocar.

Se você avistar um grupo de pássaros-preto, digite “10 pás”, e a lista será filtrada apenas para os pássaros-preto

Toque no nome da espécie quando ela aparecer e ela adicionará 10 pássaros-preto ao seu registro. Se vir mais 20 pássaros-preto depois, digite “20 pás”. Quando você tocar no nome “pássaro-preto”, seu total será atualizado para 30.

Você também pode subtrair usando o inserir rapidamente. Basta digitar um número negativo antes do nome da espécie na barra de pesquisa. Por exemplo, para subtrair 5 pássaros-preto do seu registro, digite “-5 pás”. Tocar no nome “pássaro-preto” removerá 5 indivíduos da sua contagem total.

Códigos de Busca Rápida

Você sabia: você pode inserir uma espécie em seu checklist com apenas quatro letras? Os códigos de busca rápida são um conjunto simples de regras para gerar um código de quatro letras para QUALQUER ave no mundo! Aqui estão as regras que usamos para gerar códigos de busca rápida de quatro letras. No momento, observe que eles funcionam apenas para nomes científicos e nomes comuns em inglês.

Para usar os códigos de localização rápida, basta digitar as duas primeiras letras de cada nome. Por exemplo, “TURU” exibirá Turdus rufiventris (sabiá-laranjeira), “PISU” funcionará para Pitangus sulphuratus (bem-te-vi).

Para adicionar 20 pássaros-preto à sua lista, você pode digitar “20 gnch” em vez de “20 pás”.

Classifique as espécies pelo o que é esperado em sua área

A classificação inteligente organiza a lista de entrada de espécies pela frequência com que as espécies são relatadas em listas completas em uma determinada área, para que as espécies comuns e esperadas em sua região estejam mais próximas do topo da lista.

A classificação inteligente funciona quando há pelo menos 25 listas nas últimas 3 semanas em uma área de 20x20km² onde sua lista está localizada. Se não houver 25 listas recentes em 20km, áreas maiores serão utilizadas. Caso não haja listas suficientes mesmo dentro dessa área maior, a classificação inteligente será padronizada em nível regional.

Para classificar sua lista usando a classificação inteligente: inicie uma lista no aplicativo eBird e toque nas três barras empilhadas na parte inferior da tela (ao lado do botão “revisar”). Toque em “Classificação inteligente” na janela pop-up para que uma marca de seleção apareça ao lado e toque em “Fechar”. Para retornar à classificação taxonômica padrão, repita esse processo, mas toque em “Classificação taxonômica”.

Entendendo os círculos coloridos ao lado dos nomes das espécies

Você pode notar círculos laranja ou vermelhos ao lado de algumas espécies em seu checklist. Eles indicam se uma espécie não é frequente ou não é registrada para sua localização e data.

Semicírculo laranja: pouco frequente. Espécies relatadas em pelo menos uma, mas menos de 6% de todas as listas para a localidade.

Ponto vermelho: Não relatado. Espécies não registradas anteriormente na localidade.

Ponto vermelho vs. Espécies raras

Nem todas as espécies de “ponto vermelho” são sinalizadas como “Raras” (marcadas com a letra “R” no aplicativo eBird). Se uma espécie é “Rara” é determinada por filtros regionais definidos por moderadores voluntários de dados.

Diferente da designação “Rara”, que é definida por um filtro para toda a região, os pontos coloridos no aplicativo eBird são determinados pela proporção de listas que contêm essas espécies a nível local. Espécies com pontos vermelhos não foram relatadas em nenhuma lista daquela área e período de três semanas nos últimos 10 anos, mas podem não ser incomuns o suficiente para serem consideradas “raras” pelos filtros de dados do eBird.

Use e edite trilhas pelo GPS do celular

O aplicativo do eBird usa as trilhas de GPS do celular para registrar automaticamente as informações de distância para você, para que você possa se concentrar nas aves, e não no quão longe você foi. Além disso, você e qualquer pessoa com quem compartilhar a lista poderão ver um registro exatamente de onde você estava.

Editando sua trilha pelo GPS do celular

Embora não seja possível alterar seu caminho, você pode alterar onde a trilha começa e termina ao longo do seu percurso. A equipe da eBird Science usa as trilhas de GPS para obter informações mais precisas sobre a localização das aves. Portanto, as trilhas de GPS devem ser editadas apenas para garantir que elas representem com mais precisão as rotas de observação de aves.

As trilhas de GPS só podem ser editadas após a parada e antes da lista ser enviada. Para editar uma trilha de GPS pelo aplicativo eBird:

  • Depois de interromper a lista, pressione o botão verde “Revisar”.
  • Toque no ícone retangular do mapa verde ao lado da estimativa de distância

  • Toque no ícone de lápis no canto inferior. (Se esse ícone não estiver verde, a trilha do GPS não poderá ser editada, porque a trilha ainda está em execução OU a lista já foi enviada).
  • Uma tela exibirá sua rota com um controle azul na parte inferior. Mova os círculos ao longo desse controle para indicar os pontos reais de início e fim de sua observação.
  • À medida que você move os círculos, a parte da pista do GPS a ser removida será destacado em vermelho e a duração e a distância da viagem serão ajustadas. Mova os círculos até que apenas a parte da sua trilha em que você passou observando as aves seja azul.

Excluir uma trilha de GPS

Devido à valiosa precisão da localização contida nas trilhas, desencorajamos a exclusão das mesmas, a menos que elas deturpem completamente sua rota de observação de aves. Se apenas parte da rota estiver incorreta, considere editar a trilha.

AVISO: Se você excluir uma faixa de GPS, a distância e a duração calculadas automaticamente dessa lista também serão excluídas. Isto não pode ser desfeito!

As trilhas de GPS só podem ser excluídas após a parada e antes da lista ser enviada. Para excluir uma trilha de GPS:

  • Depois de interromper a lista, pressione o botão verde “Revisar”
  • Toque no ícone retangular do mapa verde ao lado da estimativa de distância; um mapa com sua trilha de GPS aparecerá
  • Toque no ícone da lixeira no canto direito (se esse ícone estiver acinzentado, a trilha do GPS não poderá ser excluída, porque a trilha ainda está em execução OU a lista de verificação já foi enviada)
  • Você será solicitado a confirmar que realmente deseja excluir a trilha do GPS. Novamente, faça isso apenas se a trilha inteira estiver imprecisa.

Perguntas frequentes sobre as trilhas de GPS do eBird

E se eu ‘retrocedesse’ ou repetisse uma parte da minha rota?

Se você refazer seus passos, “recuar” ou sair e voltar na mesma trilha – deixe o GPS funcionando o tempo todo, mas relate apenas a distância única percorrida na estimativa “Distância”.

Quem pode ver minhas trilhas de GPS?

Somente você (o proprietário da lista), qualquer pessoa com quem a lista é compartilhada, e os pesquisadores que trabalham nos produtos eBird Science (eBird Science), podem ver sua trilha de GPS pelo eBird. As trilhas de GPS não são públicas.

Como o eBird usa minhas trilhas de GPS?

A equipe do eBird Science usa os dados das trilhas de GPS do aplicativo eBird para obter informações mais precisas de localização para análises publicadas na página do eBird Science. Esse uso é estritamente limitado à pesquisa científica.

Preciso de recepção de celular para usar trilhas GPS?

Não! Os smartphones modernos incluem GPS embutido que opera mesmo no “modo avião” ou quando a rede não está disponível. Isso significa que você ainda pode calcular sua distância percorrida mesmo em áreas remotas. Observe que alguns tablets não incluem um GPS embutido e devem ter recepção ou wifi para obter serviços de localização.

Como desligo a opção de trilha do GPS?

Você pode desativar a trilha de GPS do eBird antes de iniciar uma lista deslizando a barra “REGISTRAR TRAJETO” na página inicial do aplicativo para a esquerda, para que ela mude de verde para cinza. Uma notificação pop-up solicitará que você confirme que deseja desativar o GPS dessa lista. Nós desencorajamos a desativação de trilhas de GPS. As trilhas ajudam a calcular a distância com precisão, e cada trilha contém informações valiosas sobre onde você observou as aves!

Posso desativar permanentemente as trilhas de GPS no eBird Mobile?

O aplicativo eBird foi desenvolvido para que as trilhas do GPS não possam ser permanentemente desativadas; você só pode desativar as trilhas de GPS para listas individuais. Isso ocorre porque as trilhas de GPS do eBird contêm as informações mais precisas sobre onde você foi passarinhar e fornecem dados importantes de localização para os produtos da eBird Science.

O uso de trilhas GPS esgotará minha bateria?

Nossos extensos testes descobriram que ativar ou desativar as trilhas de GPS não afeta significativamente o desempenho da bateria do iOS. O maior fator na duração da bateria em qualquer dispositivo móvel é a quantidade de tempo que a tela está ligada. Para preservar sua bateria enquanto estiver usando o aplicativo eBird, desligue a tela quando não estiver inserindo aves na lista. Os dados da sua lista de ficam seguros quando a tela está desligada e mesmo quando o aplicativo está sendo executado em segundo plano.

Veja nomes os nomes das aves no seu idioma preferido

O eBird suporta uma ampla variedade de traduções de nomes comuns, facilitando a localização de espécies de aves pelos nomes que você usa para elas. Essa preferência é definida diretamente no aplicativo eBird.

Compartilhe listas pelo eBird Mobile

Compartilhe sua lista com outros membros em um único toque! Compartilhar listas é fácil com o aplicativo eBird. Simplesmente aumente o número de observadores e toque na opção “Compartilhar lista de com …”.

Adaptado de: https://support.ebird.org/en/support/solutions/articles/48000960508?utm_source=Cornell+Lab+eNews&utm_campaign=30260ffd87-ebird+enews+may+2020&utm_medium=email&utm_term=0_47588b5758-30260ffd87-310081825#anchorGPSTracks