Brazil

Big Day Outubro—9 Out 2021

Marque em seus calendários o Big Day Outubro — 9 de outubro de 2021! Os Big Days são oportunidades de 24 horas para celebrarmos as aves.

Não importa onde estiver, no dia 9 de outubro separe alguns minutos ou horas de seu dia para passarinhar no Big Day. Participando do Big Day, você também estará participando do Global Bird Weekend e celebrando o Dia Mundial das Aves Migratórias. Participe da equipe global e ajude a quebrar um novo recorde.

Reconhecemos que a pandemia COVID-19 continua a impactar as nossas comunidades. Dessa forma, mesmo se as suas condições locais já estiverem melhores, encorajamos todos a colocarem sua segurança e a dos outros em primeiro lugar, seguindo orientações locais de segurança. Você também pode passarinhar de sua casa e participar do Big Day de seu quintal, jardim, ou até mesmo de sua janela em um apartamento!

 

Como participar

  • Crie uma conta no eBird: o eBird é um programa de listas de aves utilizado por milhões de observadores no mundo todo. O eBird nos permite compilar todos os avistamentos em uma única lista global para o Big Day, ao mesmo tempo que coleta dados para que os cientistas e conservacionistas possam aumentar seus conhecimentos sobre as aves. Abra a sua conta aqui, é 100% gratuito.
  • Observe aves no dia 9 de outubro. É simples assim! O Big Day Outubro começa à meia-noite (00:00) do dia 9/10 e vai até as 23:59 do mesmo dia em seu horário local. Você não precisa ser um especialista em aves, nem observar aves o dia todo. Você pode reportar aves de qualquer lugar do mundo e mesmo 10 minutos em seu quintal ou janela já servem.
  • Insira os dados do que você observar e ouvir no eBird: Você pode submeter seus avistamentos através de nosso site ou aplicativo. Esse app permite que você faça e submeta listas enquanto está passarinhando, explorar hotspots perto de você e até mesmo marcar quanto você já andou, para que você possa focar em observar as aves. Por favor, não se esqueça de subir as suas listas até o dia 13 de outubro, para que seus registros sejam incluídos em nossa compilação e na divulgação dos resultados.
  • Acompanhe os avistamentos em tempo real: Ao longo do dia 9, fique de olho em como as listas vão crescendo nas diferentes partes do mundo. Siga os registros de mais de 160 países. As estatísticas serão atualizadas em tempo real em nossa página do Big Day Outubro

 

Encontrar aves e fazer listas é muito fácil com o app gratuito eBird Mobile. Faça o download para iOS ou Android.

Dicas para o Big Day Outubro

  • Use o app do Cornell Lab, Merlin Bird ID, para identificar as aves e use o eBird para registrar seus avistamentos, para que façam parte do total compilado para o dia.
  • Tire fotos e as insira em suas listas—elas podem aparecer na página do Big Day Outubro!
  • Faça gravações de áudio  e faça o upload de suas gravações em suas listas para ajudar o app Merlin a identificar mais aves através do som.
  • Torne seus avistamentos mais valiosos: suba listas completas , conte as aves que você vê e faça diversas listas ao longo do dia, ao invés de uma única lista para o dia todo.
  • Compartilhe o que você está vendo e ouvindo nas redes sociais com a hashtag #octoberbigday

No Big Day Outubro de 2020, mais de 32 mil participantes submeteram 80.400 listas com 7.128 espécies. Quantas listas e participantes teremos esse ano?

Não importa onde você vai passarinhar, divirta-se, mantenha-se seguro, aprecie as aves, aproveite seu dia e compartilhe seus avistamentos no eBird. Suas observações irão nos ajudar a entender mais sobre as populações de aves no mundo todo através de produtos como esses mapas animados de abundância de aves criados pelo eBird Science.