Notícias e recursos

Desafio eBirder do mês de novembro

White-cheeked Pintail by Christoph Moning/Macaulay Library

O desafio eBirder do Mês de novembro, patrocinado pela Carl Zeiss Sports Optics, promove o eBirding. Quando sair para o campo, tente elaborar algumas listas de observação. Se entrar no carro, termine uma lista e inicie outra quando sair numa para um novo local. Monitorize diversos locais, para assegurar uma maior cobertura espacial, e quem sabe o que poderá encontrar! O eBirder do Mês será selecionado entre os eBirders que submeterem 3 ou mais listas elegíveis num só dia em novembro. Cada dia com 3 ou mais listas elegíveis corresponderá a uma hipótese de ganhar. As listas devem ser de observações realizadas este mês, não listas históricas introduzidas em novembro. Os vencedores serão notificados até o dia 10 do próximo mês.

Localizações precisas e exatas são vitais para tornar os dados do eBird úteis. Se está à procura de um indivíduo específico, de certo irá querer saber onde  determinada observação foi precisamente feita. Se está a decidir onde irá observar aves, irá decerto querer saber exatamente que aves existem numa determinada área. Quando está a analisar dados para um projeto de investigação ou de conservação, ter acesso a dados precisos de ocorrência permitir-lhe-á compreender melhor o tipo de uso de habitat, a diferentes escalas espaciais relevantes para as espécies em causa. Felizmente, o eBird (particularmente o eBird Mobile) facilita a georreferenciação da informação quando está no campo a fazer observações.

A melhor funcionalidade para isso é a ferramenta Tracks no eBird Mobile, que está atualmente disponível para dispositivos Android e que sairá para iOS no próximo mês. Mantenha-se atento! Esta ferramenta permite-lhe recolher informação precisa ao longo do trajeto que percorrer, o que lhe garante um nível de precisão sem precedentes às suas listas do eBird. Mesmo que não use o eBird Mobile, poderá à mesma fazer registos com alta qualidade de precisão! Se observa aves numa área com muitos hotspots, assegure-se que está a usar os hotspots corretamente: limitando as observações aos limites de um local e começando uma nova lista quando abandona um hotspot. Se não existir um hotspot que represente com exatidão um local público de observação de aves, poderá sugerir a criação de um também! Reveja o nosso artigo sobre mapeamento de localizações para uma revisão acerca das recomendações sobre este tópico.

Cada mês iremos lançar um novo desafio eBird com um conjunto novo de critérios de seleção. Os vencedores mensais irão receber uns binóculos novos ZEISS Conquest HD 8×42.

Carl Zeiss Sports Optics é líder do mercado de material óptico desportivo e é o patrocinador óptico oficial do eBird “A Carl Zeiss está profundamente convencida que ao associar-se com o Cornell Lab poderá providenciar-lhe um importante suporte para que consiga levar a cabo ao seu trabalho de investigação, conservação e educação em todo o mundo.”, disse Mike Jensen, Presidente da Carl Zeiss Sports Optics Norte Americana. “O Cornell Lab está a fazer a diferença para aves e nós estamos profundamente empenhados em promover a observação de aves e o trabalho do laboratório, pelo que existe uma excelente colaboração. O eBird é um portal verdadeiramente único e agregador de sinergias entre o laboratório e os observadores de aves, como tal acolhemos com carinho a oportunidade de apoiar ambos.”.

Saiba mais em:

eBirder of the Month