Notícias e recursos

Global Big Day – é já no próximo fim de semana

A tão conhecida andorinha-das-chaminés foi registada no eBird a partir de 222 países. É muito provável que possa observar uma andorinha-das-chaminés quase em qualquer parte do planeta, desde o Alasca à Argentina, Sibéria à Austrália, Islândia à África-do-Sul. As andorinhas-das-chaminés cruzam o equador e atravessam os hemisférios Este e Oeste. Os seus movimentos não só abrangem a maioria das áreas de ocorrência de aves, como também conectam a comunidade global de observadores de aves.

De uma forma similar, o Global Big Day e o eBird conectam todas as aves da sua zona com o resto do mundo, contribuindo ainda para uma melhoria significativa do conhecimento coletivo da biologia aves, a uma escala internacional. A 13 de maio, cada ave que reportar contribuirá para a contagem total da equipa mundial e para um snapshot planetário da diversidade de aves, sem precedentes. Cada indivíduo observado conta.

Para fazer parte da equipa do Global Big Day, com membros de mais de 150 países, a única coisa que tem de fazer é sair para observar aves no dia 13 de Maio! Mais de 1000 pessoas já assinalaram onde irão no Global Big Day. Onde é que você estará? Ninguém conseguirá cobrir melhor o seu local de observação do você mesmo. Saia de casa e faça a diferença. Tem um amigo ornitólogo ou um guia local numa área remota que necessita de cobertura? Envie-lhe uma mensagem e convide-o para se juntar à equipa!

Necessita de inspiração para os últimos dias antes do Global Big Day? Aqui ficam três dicas nossas para maximizar o sucesso e a diversão:

  • Planifique. Para onde irá no 13 de maio? O que é que lhe interessa procurar mais? Uma espécie em concreto? Faça um mapeamento. Há alguma espécie que não tenha sido observada no Global Big day do ano passado, na sua área/concelho/distrito/país que sabe que pode detectar este ano? Veja os resultados do ano passado aqui.

Como uma equipa unida de observadores, em conjunto podemos preencher o mapa de ocorrência para a Andorinha-das-chaminés e 10 000 outras espécies de aves que partilham o planeta connosco.

caption id=”attachment_7520″ align=”alignnone” width=”520″] Diversos observadores de todo o mundo já assinalaram onde estarão no dia 13 de Maio. Onde fica o seu local? Adicione-o hoje.[/caption]

Créditos de Imagem: Hirundo rustica por Ian Davies/Macaulay Library