Notícias e recursos

Desafio eBirder do mês de Maio

Este mês de maio, o desafio eBirder do mês , patrocinado pela Carl Zeiss Sports Optics, é totalmente dedicado à observação de aves no Global Big Day! Dia 13 de Maio decorrerá o terceiro Global Big Day, que juntará observadores de diferentes partes do mundo no dia mais importante para esta atividade. Na edição do ano passado do Global Big Day foram registadas 6 332 espécies pelo conjunto da comunidade global de observadores – será que conseguimos bater este recorde este ano?!? O eBirder do mês será selecionado de entre os eBirders que submeterem 3 ou mais listas elegíveis a 13 de Maio. Os vencedores serão notificados até dia 10 do próximo mês.

A 14 de Maio de 2016, mais de 17 500 pessoas juntaram-se no maior dia de observação de aves que alguma vez ocorreu, tendo sido reportadas 6 332 espécies em 153 países. A 13 de maio deste ano, o Global Big Day está de volta e queremos saber o que é capaz de detetar! Onde quer que esteja no planeta, apenas a uns minutos de casa, no parque mais próximo, tudo é relevante. Quer vá fazer uma sessão de 5 minutos ou de 5 horas, queremos saber tudo o que registou. Será que consegue ajudar a colocar o seu país, distrito ou concelho no mapa? Saiba mais em Global Big Day HQ e fique atento a esta ligação no próprio dia do evento, para acompanhar a submissão de observações, provenientes de todo o mundo, quase em tempo real.

Se não sabe bem qual a melhor forma de se juntar à festa, esteja atento à informação adicional que será lançada nas próximas semanas, à medida que nos formos aproximando do dia em causa, e dê uma vista de olhos neste nosso artigo sobre como participar. Vê-mo-nos aí fora!

Cada mês iremos lançar um novo desafio eBird com um conjunto novo de critérios de seleção. Os vencedores mensais irão receber uns binóculos novos ZEISS Conquest HD 8×42.

Carl Zeiss Sports Optics é líder do mercado de material óptico desportivo e é o patrocinador óptico oficial do eBird “A Carl Zeiss está profundamente convencida que ao associar-se com o Cornell Lab poderá providenciar-lhe um importante suporte para que consiga levar a cabo ao seu trabalho de investigação, conservação e educação em todo o mundo.”, disse Mike Jensen, Presidente da Carl Zeiss Sports Optics Norte Americana. “O Cornell Lab está a fazer a diferença para aves e nós estamos profundamente empenhados em promover a observação de aves e o trabalho do laboratório, pelo que existe uma excelente colaboração. O eBird é um portal verdadeiramente único e agregador de sinergias entre o laboratório e os observadores de aves, como tal acolhemos com carinho a oportunidade de apoiar ambos.”.

Descubra mais em:

eBirder of the Month

Créditos de Imagem: Setophaga discolor por Evan Lipton/Macaulay Library