Notícias e recursos

Desafio eBirder do mês de fevereiro

Partilhar é cuidar. O desafio eBird deste mês, patrocionado pela Carl Zeiss Sports Optics, é sobre observar aves com outras pessoas. Poderá ser um dia no campo com um amigo observador de longa data, com quem se monitoriza a lagoa local há 30 anos, ou alguém que começou a observar aves há pouco tempo. Poderá ser alguém que já é um eBirder, ou alguém que gosta de aves, mas ainda não se registou no eBird. O eBirder será escolhido de entre todas as listas conjuntas elegíveis  submetidas durante fevereiro. Cada lista conjunta de que fizer parte, dar-lhe-á a hipótese de ganhar. Estas listas podem ser partilhadas consigo através de outra pessoa, ou partilhadas por si com outra(s) pessoa(s)—o único requisito é o de que todas as pessoas indicadas na lista partilhada tenham participado na saída de observação.

Esperamos que possa usar este desafio de partilha de listas como uma motivação para sair para o campo com amigos observadores de aves. Apresente o PortugalAves/eBird a alguém. Leve alguém para o campo durante os dias dos censos da SPEA. Dê um passeio com os miúdos no parque próximo de sua casa, ou envie uma mensagem por correio electrónico ou redes sociais desafiar alguém a acompanha-lo numa visita ao hotspot mais próximo. Restabeleça contacto com um companheiro de observações de longa data. Saia para o campo e divirta-se!

Birding

A próxima geração de observadores de aves a partilhar uma lista em Hammond Hill, EUA during the durante oYoung Birders Event.

Há milhões de pessoas pelo mundo todo unidos pelo interesse comum em aves. Ao estar a ler isto, significa que há uma forte probabilidade de pertencer a esse grupo. Apesar do eBird ser fundamentalmente uma base de dados de observações de aves, acreditamos que pode ser muito mais que apenas isso. É uma forma de dar uma outra utilidade à nossa paixão por aves, para além da mera satisfação pessoal. Mas é também uma forma de retribuir algo às aves, ao providenciar informação para projectos científicos e de conservação. Até ao momento, há mais de 330 000 pessoas que usaram o eBird para registar as suas observações, reportando informação de todos os países do mundo .

Algumas pessoas encaram o eBird como parte da sua forma de vida e submetem múltiplas listas todos os dias. Outros podem submeter ocasionalmente listas de observações no seu pátio ou quintal de casa, o que é fantástico também. Todas as observações importam, em qualquer local, a qualquer momento. Achamos que uma das grandes vantagens do eBird é a diversidade de pessoas que agrega. Esperamos que goste também e possa partilhar esse seu gosto, durante este mês, com outros.

Alguns dos elementos da equipa eBird/Cornell Lab a divertirem-se a observar em conjunto um Falco rusticolus próximo de Ithaca, EUA!

Cada mês iremos lançar um novo desafio eBird com um conjunto novo de critérios de selecção. Os vencedores mensais irão receber uns binóculos novos ZEISS Conquest HD 8×42.

Carl Zeiss Sports Optics é líder do mercado de material óptico desportivo e é o patrocinador óptico oficial do eBird “A Carl Zeiss está profundamente convencida que ao associar-se com o Cornell Lab poderá providenciar-lhe um importante suporte para que consiga levar a cabo ao seu trabalho de investigação, conservação e educação em todo o mundo.”, disse Mike Jensen, Presidente da Carl Zeiss Sports Optics Norte Americana. “O Cornell Lab está a fazer a diferença para aves e nós estamos profundamente empenhados em promover a observação de aves e o trabalho do laboratório, pelo que existe uma excelente colaboração. O eBird é um portal verdadeiramente único e agregador de sinergias entre o laboratório e os observadores de aves, como tal acolhemos com carinho a oportunidade de apoiar ambos.”.