Notícias e recursos

Desafio 2017 “Uma lista por dia”

Este desafio pode ser bastante desafiante, mas com a eBird Mobile, submeter listas a partir de qualquer local é mais fácil do que nunca. Não tem um smartphone? Não há problema. Os antigos cadernos de anotações ainda funcionam e podem ser transcritos quando chegar a casa. Apenas tem de ganhar o hábito de o trazer consigo no dia-a-dia.

De seguida algumas dicas adicionais sobre o desafio e como se divertir com ele.

Contagens no seu quintal
Considere fazer uma lista cada manhã (ou tarde) no seu quintal, varanda ou entrada de casa. Inclua a sua lista diária na sua rotina matinal: algo como contagem “da pausa para tomar café” ou contagem “do passeio do cão”. Se porventura for melhor em multitasking do que nós, até poderá fazer uma contagem “de pausa para tomar café enquanto passeio o cão”. Quantas espécies consegue contar no seu quintal em 2017? ?

Estas contagens tornar-se-ão mais gratificantes à medida que a barra do quintal no seu gráfico for crescendo ao longo do ano. Qualquer um pode consultar o seu próprio gráfico de barras: vá a Explorar Dados, clique em Gráficos de Barras e use a lista de Meus locais, localizada ao fundo da página, para selecionar a localização do seu quintal. Pode modificar o período temporal e visualizar o gráfico de barras para um ano isolado ou para todo o período de inserção de dados. De qualquer das formas, se cumprir o desafio, após 365 dias, o gráfico de barras evidenciará a chegada e partida de migradores no seu quintal, mudanças em padrões de detetabilidade resultantes de mudanças comportamentais, como vocalização, e será uma excelente forma de vasculhar o baú de memórias para relembrar as observações mais relevantes do seu ano.

O Quintal do líder do projecto eBird Marshall Iliff em Westwood, Massachusetts, USA, foi bem monitorizado em 2016, mas há muita margem para melhorar em 2017!

Observações à hora de almoço
Faz uma pausa para almoço todos os dias? Se sim, faça umas contagens para o eBird enquanto come algo ou estica as pernas num pequeno passeio! As contagens à hora de almoço podem ser uma rápida amostragem de um parque da cidade, uma vista de olhos aos patos e gaivotas presentes num pequeno lago ou apenas uma inspecção do céu para rapinas de migradores de passagem a partir da janela do seu escritório. Escolha a sua parcela de terreno para a hora de almoço e comprometa-se a monitorizá-la durante os seus dias úteis, por forma a cumprir o desafio e ajudar também a obter bons conjuntos de dados. Apesar das listas longas e das espécies raras serem muitas vezes o objetivo de um dia de observações, o valor científico de uma lista eBird não é mensurável apenas pela quantidade ou pela qualidade da lista de espécies. Na verdade, são as contagens rápidas, em áreas sub-amostradas, que geralmente têm maior valor. Um dos principais desafios ao nível da análise de dados eBird é o de compreender que eles tendem a focar-se em hotspots, espécies raras e certos tipos de habitats. Se os eBirders se empenharem com o desafio “Uma lista por dia”, estarão a contribuir para colmatar as falhas de informação espacial existentes entre hotspots eBird. As listas elegíveis terão de ser listas completas (reportando todas as espécies) e com esforço de amostragem associado (ou seja, observações não acidentais, nem registos históricos), mas não existem mais regras para além destas. Recomendamos contagens de pelo menos 3 minutos para que se garanta um período mínimo efetivo de busca por aves.

Carl Zeiss Sports Optics é líder do mercado de material óptico desportivo e é o patrocinador óptico oficial do eBird “A Carl Zeiss está profundamente convencida que ao associar-se com o Cornell Lab poderá providenciar-lhe um importante suporte para que consiga levar a cabo ao seu trabalho de investigação, conservação e educação em todo o mundo.”, disse Mike Jensen, Presidente da Carl Zeiss Sports Optics Norte Americana. “O Cornell Lab está a fazer a diferença para aves e nós estamos profundamente empenhados em promover a observação de aves e o trabalho do laboratório, pelo que existe uma excelente colaboração. O eBird é um portal verdadeiramente único e agregador de sinergias entre o laboratório e os observadores de aves, como tal acolhemos com carinho a oportunidade de apoiar ambos.”

Créditos de Imagem: Consegue fazer uma lista de observações todos os dias em 2017? Mesmo se passar o dia na cidade, pare e aprecie os pombos! Pombo-das-rochas Columba liviaRichard Taylor/Macaulay Library.