Notícias e recursos

Censo de águia-pesqueira decorre dia 14 de janeiro

O dia da águia-pesqueira nasceu de uma ideia partilhada no Fórum Aves, e viu a sua primeira edição tomar forma a 24 de janeiro de 2015. Nesse dia, 135 voluntários contaram pelo menos 71 aves ao longo das várias zonas húmidas naquele que foi o primeiro grande esforço para quantificar os números de águias-pesqueiras a invernar no território nacional. O sucesso desta primeira edição levou a um segundo dia da águia-pesqueira, realizado a 16 de janeiro de 2016, onde o censo contou com uma maior cobertura nacional e estendendo-se também à Andaluzia. Os números foram surpreendentes, cerca de 150 observadores registaram pelo menos 135 águias-pesqueiras, quase duplicando os números de aves da edição anterior. De Andaluzia vieram registos de mais 137 aves, recolhidos por uma centena de voluntários. Graças a todos os participantes neste censo, há agora uma melhor ideia dos números de águias-pesqueiras a invernar no oeste e sul da Península Ibérica, e da sua distribuição. Uma base de conhecimento que servirá de comparação para esta nova edição, que este ano tentará o ambicioso propósito de cobrir toda a Península Ibérica— mas para tal precisamos da sua ajuda.

Se sabe identificar esta ave-de-rapina, e tiver disponibilidade para se deslocar a uma zona húmida no dia 14 de janeiro (ou 21 de Janeiro, caso as condições metereológicas a isso o obriguem), junte-se a este evento de ciência cidadã e a uma rede de voluntários em Portugal e Espanha que percorrerá a Península em busca de águias-pesqueiras. Consulte a informação disponível na página do Fórum Aves dedicada a este evento, e entre em contacto com a organização deste censo através do seguinte endereço electrónico: geral@avesdeportugal.info. E enquanto o dia da contagem não chega, aproveite para ver a distribuição desta espécie durante o mês de janeiro através dos mapas do eBird, bem como algumas das águias-pesqueiras observadas em Portugal.

Participe, divirta-se e ajude a saber quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal. E não se esqueça de inserir os seus registos no PortugalAves/eBird!

Foto: Águia-pesqueira voando sobre a Quinta do Ludo, fotografia de Jorge Safara/Macaulay Library