Notícias e recursos

Mais águias-pesqueiras contabilizadas este ano

O censo de águia-pesqueira decorreu no passado dia 14 de janeiro, com a participação de 141 voluntários que, de norte a sul do país, percorreram zonas húmidas dando continuidade a este projeto que arrancou em janeiro de 2015. No total, foram contabilizadas entre 155 e 184 águias-pesqueiras, superando os números da edição anterior (entre 135 e 150 aves), pelo que todos os participantes desta contagem estão de parabéns. Através de acções como esta é possível acumular dados sobre as populações invernantes desta espécie e ter termos de comparação anuais para acompanhar a situação da águia-pesqueira em Portugal.

Tal como no ano anterior verificou-se que a população invernante se concentra sobretudo em cinco grandes zonas húmidas costeiras: a ria de Aveiro, o vale do Tejo, o estuário do Tejo, o estuário do Sado e a ria Formosa. A contagem deste ano permitiu ainda salientar a importância da albufeira do Alqueva, onde foram contadas entre 7 e 8 águias.

Todos os resultados estão disponíveis AQUI —onde para além da listagem detalhada dos locais visitados é possível comparar os totais por distrito das três edições realizadas (bastando clicar no segundo separador do ficheiro ‘Totais por Distrito’). Podem ainda consultar o mapa dos locais visitados em Portugal e respetivos totais contados (a branco locais onde não foram observadas aves, a verde locais onde foi observada 1 ave, a amarelo locais onde foram observadas entre 2 a 5 aves e a vermelho locais onde foram observadas mais de 5 aves).

Neste momento ainda não são conhecidos os totais de Espanha. Em Marrocos, ainda a título experimental, foram contadas 6 aves nos rios Martil, Lucus e Massa, com mais uma ave observada na zona húmida de Smir.
Se ainda não adicionou inseriu os seus dados no PortugalAves, pode fazê-lo a qualquer altura, adicionando mais uma pequena peça à informação global desta espécie. Em fevereiro há ainda muitas aves a invernar pelo país, se as encontrar, porque não fazer uma pequena listas com as suas observações no PortugalAves?
Uma vez mais obrigado a todos os participantes que através da sua disponibilidade e dedicação contribuiram para o sucesso desta edição.

Foto: Águia-pesqueira no paul da Barroca, fotografada por António Gonçalves/Macaulay Library