Bem-vindo ao PortugalAves

Birding no século 21

Notícias

Desafio 2017 “Uma lista por dia”

Em 2016, o eBird recebeu mais de 3,75 milhões de listas completas devido ao esforço de todos os que colaboram neste site. O eBird prospera, assim, com o entusiasmo e compromisso de dezenas de milhares de participantes leais pelo mundo todo, que fielmente submetem os dados das suas incursões ornitológicas. O nossos eBirders mais fiéis vão um passo mais além, colocando as listas das suas breves contagens no quintal, em passeios ao almoço ou em curtas paragens para inspecionar os seus locais favoritos. O desafio que lhe lançamos para 2017 é o de tentar submeter pelo menos uma lista por dia-durante o ano inteiro. No final do ano, iremos escolher 3 vencedores de entre aqueles que submeterem pelo menos 365 listas elegíveis em 2017.

Desafio eBirder do mês de Janeiro

Este mês o “Desafio eBirder do mês” dá-lhe um pretexto para sair lá para fora, neste início de 2017, e ver o que consegue encontrar! Para se qualificar como o primeiro eBirder do mês de 2017, tudo o que tem de fazer é uma lista eBird por dia em janeiro. Quantos mais olhos a observar, melhor. Este é a melhor forma de conseguir ganhar uns binóculos grátis como primeira resolução do ano cumprida. O eBirder do mês será escolhido de entre aqueles que submeterem pelo menos 31 listas elegíveis em janeiro. Os vencedores serão notificados até ao dia 10 do mês seguinte.

Censo de águia-pesqueira decorre dia 14 de janeiro

É já no próximo sábado dia 14 de janeiro que se realizará a 3ª edição do dia da águia-pesqueira. No seguimento das duas anteriores edições, convidamos todos os interessados em participar nesta contagem, ajudando a mapear a distribuição invernante desta emblemática ave-de-rapina. Se souber identificar esta águia, e quiser contribuir para este evento que ocorre simultaneamente em Portugal continental e Espanha, saiba como lendo mais sobre este evento.

Link: Saiba mais

Censo Europeu de milhafres-reais invernantes

Entre os dias 14 e 22 de janeiro de 2017 vai realizar-se o Censo Europeu de milhafres-reais invernantes. Este censo tem por objetivo estimar a população invernante de milhafres-reais na Europa, e irá ser realizado Suíça, França, Alemanha, Espanha, Itália, Dinamarca, Reino Unido, Bélgica, República Checa, Áustria, Hungria, Eslováquia, Luxemburgo, Lituânia e Portugal. No nosso país temos contado com o apoio de diversos observadores que participam, desde 2015, na contagem de indivíduos em dormitórios de milhafre-real.

Junte-se a nós e contribua para o estudo e conservação desta espécie ameaçada.

Foto © Diogo Oliveira

Link: Saiba mais

Projeto Arenaria a decorrer até ao fim de janeiro

Este ano voltamos a apelar à participação de observadores voluntários para assegurarmos as contagens das quadrículas. Se está interessado em colaborar, contacte os coordenadores regionais e inscreva-se para monitorizar uma área costeira perto de si!

O trabalho de campo decorre entre 1 de dezembro de 2016 e 31 de janeiro de 2017.

Link: Saiba mais

Participe no NOCTUA

Já está disponível o 7º relatório do programa de monitorização de aves noturnas – NOCTUA-Portugal, onde é possível conhecer as indicações de tendência e a distribuição recente destas espécies em Portugal Continental. Entretanto começou a 1 de dezembro a 8ª época do NOCTUA-Portugal. Aos interessados em participar neste programa pedimos que contactem nocturnas@spea.pt. Para mais informação consulte a página do projeto no site da SPEA. Está também disponível a tese de Mestrado da Sara Moreira sobre “Tendências das aves noturnas em Portugal
Metodologias e análise de um programa de monitorização baseado em colaboradores voluntários”.
Foto: mocho-galego, de Faísca
Link: Saiba mais

Desafio eBirder do mês de Dezembro

Este mês o “Desafio eBirder of the Month” pretende realçar a importância de dividir o seu dia de observação de aves em múltiplas listas. Aproveitamos também para lembrar que dezembro é um mês cheio de oportunidades para ir para o campo e participar nos vários censos que a SPEA coordena como o CANAN, o Arenaria e o NOCTUA! Participe e não de esqueça de usar as potencialidades do eBird Mobile!

Link: Saiba mais

Canárias e Grécia são as apostas para as visitas SPEA em 2017

Canárias ou Grécia? A escolha é sem dúvida difícil, porque são dois destinos fantásticos e muito diferentes para observar a Natureza! Estas são as propostas de viagens da SPEA para 2017 destinas aos sócios. Se não é sócio, tem aqui uma excelente oportunidade de usufruir desta viagem e ajudar no nosso trabalho de conservação da Natureza.
Link: Saiba mais

25 razões para estar de olhos postos no céu!

Precisa de uma desculpa para estar de olhos postos no céu? Nós damos-lhe 25 espalhadas pelo país! Nós damos o mote, agarre nos binóculos!
Link: Saiba mais

Desafio eBirder do mês de setembro

O desafio eBirder deste mês, patrocinado pela Carl Zeiss Sports Optics, irá fazer com que mantenha os seus binóculos apontados para o céu. A estação está a mudar e começa uma das melhores alturas do ano para um observador de aves: a migração. Em qualquer parte do mundo onde está pode testemunhar este fenómeno da natureza tão espetacular! Em Portugal não perca o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza com mais de 300 atividades planeadas, nem o Fim de semana de Observação de Aves, celebrado a nível europeu que se realiza entre dia 1 e 2 de outubro, com atividades por todo o país.

Link: Saiba mais