Welcome to PortugalAves

Birding in the 21st Century.

News and Features

25 razões para estar de olhos postos no céu!

logo_ebw

Precisa de uma desculpa para estar de olhos postos no céu? Nós damos-lhe 25 espalhadas pelo país! Nós damos o mote, agarre nos binóculos!
Link: Saiba mais

Desafio eBirder do mês de setembro

Sept EBM Featured Image

O desafio eBirder deste mês, patrocinado pela Carl Zeiss Sports Optics, irá fazer com que mantenha os seus binóculos apontados para o céu. A estação está a mudar e começa uma das melhores alturas do ano para um observador de aves: a migração. Em qualquer parte do mundo onde está pode testemunhar este fenómeno da natureza tão espetacular! Em Portugal não perca o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza com mais de 300 atividades planeadas, nem o Fim de semana de Observação de Aves, celebrado a nível europeu que se realiza entre dia 1 e 2 de outubro, com atividades por todo o país.

Link: Saiba mais

Explore e partilhe o seu perfil de observador no PortugalAves/eBird!

eBird Profile Featured Image

O PortugalAves/eBird tem novidades fresquinhas para os seus utilizadores! Agora já pode ter um perfil completo associado aos seus dados na nossa plataforma. Dê um rosto às suas listas e comece já a completar o seu perfil! Associe uma foto, uma biografia e partilhe o mapa com os locais onde já esteve com com os seus contactos!

Conheça as vantagens desta nova funcionalidade e complete já o seu perfil!

Link: Saiba mais

7º Festival de Observação de Aves decorre entre 30 de set. a 5 de out.

7-Final-PT-01

“Olhos postos nos céus” é um dos motes do maior evento em Portugal dedicado à natureza. De ano para ano são cada vez mais as pessoas que procuram Sagres nesta altura do ano para assistir a um espetáculo único em Portugal: a migração das aves para África.

Não perca mais uma edição do evento do ano dedicado à Natureza e ao ecoturismo. Consulte as mais de 300 atividades que temos planeadas para si em mais uma edição e não perca tempo a inscrever-se.

Link: Saiba mais

ArribAves’16 | O evento das aves do Douro Internacional está a chegar

ArribAves_cartaz_2016-2

De 24 a 26 de junho, Urrós e Bemposta, em Mogadouro, são as anfitriãs do ArribAves’16, um festival que junta Natureza, Gastronomia e Cultura. Não perca esta oportunidade de visitar o Douro Internacional e ficar a conhecer melhor a zona na companhia de anfitriões locais.

Link: Saiba mais

NOVIDADES | Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

atlas

A primeira folha informativa do III AAN já está disponível. lém de um breve resumo sobre a época 2015, destacamos algumas novidades e incentivos para colaborar na época de 2016.

Link: Saiba mais

Submissão de artigos para a revista Airo até 31 de maio

airo_19

Está aberto o período de submissão de artigos para a revista Airo n.º 24, até 31 de maio de 2016. O Airo é uma revista científica que publica artigos em todos os campos da Ornitologia. A sua área de eleição compreende a Península Ibérica e as ilhas da Macaronésia.

O Anuário costuma ser publicado anualmente e os autores devem respeitar algumas regras que podem ser consultadas no site da SPEA.

Link: Saiba mais

Mais uma edição do encontro “Aves de Barroso”

teste

O encontro “Aves de Barroso” é uma atividade da iniciativa do PAPAVENTOS – Clube de Desportos de Montanha de Montalegre, tendo como parceiros o Município de Montalegre, o Ecomuseu de Barroso, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a Junta de Freguesia de Tourém, a Junta de Freguesia de Pitões das Júnias e a AXA de Montalegre.
Este será um fim de semana de primavera em que se juntam observadores de aves e apaixonados pela natureza, com o objetivo de visitar alguns locais da Região de Barroso para tentar observar e fotografar algumas das espécies emblemáticas tais como a escrevedeira-amarela, a sombria, o picanço-de-dorso-ruivo, a alvéola-amarela, o chasco-cinzento, o dom-fafe, a petinha-das-árvores, o tartaranhão-azulado, o cartaxo-nortenho, entre outras.

Link: Saiba mais

Censo de Aves Comuns de 2016 já começou!

poupa_joao_dias_de_sousa (3)

Sabe reconhecer as aves comuns pelos cantos e pela vista? Junte-se a mais um ano de campanhas de amostragens para aves comuns, em abril e maio e contribua para este importante programa europeu de monitorização das espécies comuns da Europa. Saiba que o Índice de Aves Comuns é utilizado como Indicador da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável e o índice de Aves Comuns de Zonas Agrícolas é utilizado como indicador do Programa de Desenvolvimento Rural. Em conjunto com dados de programas similares noutros países da Europa, os nossos dados estão a produzir indicadores para medir o progresso relativamente às metas estabelecidas pela Convenção sobre Diversidade Biológica e pela União Europeia de travar o declínio da biodiversidade.

Link: Saiba mais

Desafio eBirder do mês de abril

GBD_get involved_featured

O desafio eBirder deste mês, patrocinado por Carl Zeiss Sports Optics, tem como foco o registo em escala precisa e ajuda a promover bons hábitos de seleção de localização eBird. Quase tudo em eBird depende de escolher a sua localização de forma correcta e precisa. Quer seja online ou com eBird Mobile, ter uma localização precisa associada às aves que observa, torna a suas checklists precisas e minuciosas, ajuda-o a si e aos outros a reencontrar as aves reportadas, e o mais importante, fornece aos cientistas e conservacionistas, os melhores dados possíveis permitindo tudo desde analíses locais a modelos globais. O eBirder do mês será seleccionado entre os observadores de aves que em Abril submetam 15 ou mais checklists completas sem-X como contagens imóveis (fixas) ou contagens de viagens de 2 kilometros (1.25 milhas) ou menos e 5 horas ou menos . Isto significa que se requer um mínimo de 15 listas; se pensar em milhas, basta registar em apenas uma milha ou menos. Os vencedores serão notificados no dia 10 do mês seguinte.

Link: Saiba mais