Bem-vindo à eBird Brasil

Birding no século 21

Notícias e recurso

Tutorial: Como solicitar dados do eBird para realizar sua pesquisa

Você sabia que pode solicitar dados para o eBird para realizar sua pesquisa?
Sabe aqueles mapas ou artigos científicos que citam o uso dos dados do eBird? Você também pode usá-los!
Os dados do eBird podem ajudar a fazer estimativas de ocorrência, migração ou qualquer outra pergunta que os dados possam te oferecer. Todos os dados que entram no eBird passam por um filtro e se caso algo não estiver dentro do esperado para a localidade ou espécie, nosso corpo de 38 moderadores irá acompanhar mais de perto o registro com o intuito de validar ou ajudar a consertar o erro. Além disso, as listas podem ter fotos e sons para validar o registro. Ou seja, esse pode ser um grande banco de dados para o seu projeto.

eBird Mobile 1.3: códigos de reprodução e comportamento

Urutau-comum. Foto: Jose Luis Navarro

Uma nova versão do eBird Mobile (1.3) que permite que você marque códigos de reprodução e comportamento em suas listas móveis— está disponível para download em iOS e Android. Esse novo recurso permite que você marque a atividade reprodutiva das aves com maior facilidade. Mais de 110 mil eBirders já utilizaram o eBird Mobile até […]

Desafio eBirder do mês – Setembro

Águia-pescadora (Pandion haliaetus). Geoffrey Groom

O desafio eBirder do mês de setembro, patrocinado por Carl Zeiss Sports Optics, deixará seus binóculos apontados para o céu. Conforme a estação muda em setembro, o movimento das aves inicia o que talvez seja a melhor parte do ano de um observador de aves: a migração. Esteja você ao norte do Equador no outono, […]

Explore e compartilhe suas passarinhadas com as Páginas de Perfil do eBird!

eBird Profile Featured Image

320.000 eBirders e ainda crescendo…você já olhou suas listas no eBird e já viu seus nomes: pessoas como você, cujos avistamentos você já pode ter dado somente uma olhada, ou seguido regularmente ao longo dos meses e anos. Agora você pode descobrir quem são as pessoas por trás desses nomes explorando as novas Páginas de Perfil do eBird! Seja você um observador de aves de quintal ou alguém que faz listas no mundo todo, as Páginas de Perfil do eBird permitem que você compartilhe suas observações com amigos e toda a comunidade eBird.

Um bilhão de palavras

Maçarico-acanelado (Calidris subruficollis). Ian Davies/Macaulay Library

Se uma foto vale mil palavras, então nós temos 1 bilhão de palavras para oferecer. As contribuições no eBird já totalizam 333 milhões, mais de um terço de um bilhão de observações de aves no mundo todo. Graças aos esforços de todos vocês, o eBird se tornou uma das maiores bases de dados de biodiversidade do mundo todo. Em 31 de julho, atingimos mais um marco: 1 milhão de imagens de aves arquivadas na Macaulay Library.

A redescoberta de uma espécie rara de ave

DSCN4093

Em uma saída de campo, enquanto buscava um caminho alternativo para o seu ponto de amostragem, o biólogo e pesquisador Rafael Bessa se deparou com o que seria a maior redescoberta da década: a rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis)! A espécie que foi descoberta em 1823 e vista pela última vez 1941, é uma ave rara que […]

Apresentando a Busca de Mídia eBird/Macaulay Library!

Araponga (Procnias nudicollis). Karlla Barbosa.

Estamos muito contentes em apresentar a Busca de Mídia eBird/Macaulay Library, uma ferramenta para explorar fotos e sons carregados no eBird, e uma completa coleção de sons e vídeos de aves arquivados na Macaulay Library pelos métodos tradicionais. Com mais de meio milhão de imagens e milhares de arquivos de áudio carregados no eBird durante os últimos 5 meses, há muito o que explorar! Essa versão inicial da Busca de Mídia é focada no fornecimento de resultados para espécies, intervalos de data e combinações de localizações, enquanto que o desenvolvimento subsequente será focado em aumentar os metadados associados com a mídia carregada, e em construir mais opções de busca avançada. Faça um test drive agora mesmo na ferramenta Busca de Mídia!

Desafio eBirder do Mês – Maio

João-bobo (Nystalus chacuru). Alice Reisfeld

O desafio eBirder do mês de maio, patrocinado pela Carl Zeiss Sports Optics, é sobre a observação de aves no Global Big Day!

Dia 14 de maio será o segundo Global Big Day, um evento global unindo os observadores de aves do mundo todo para um dia de passarinhar em equipe. No Global Big Day inaugural do ano passado, nós registramos mais de 6.000 espécies juntos como uma comunidade global de observação de aves. Será que nós conseguiremos ultrapassar esse número em 2016? O eBirder do mês será sorteado dentre os eBirders do mundo todo que submeterem 5 ou mais listas completas sem X no dia 14 de maio. Os vencedores serão notificados até o dia 10 de junho.

O Observador de Aves

DSC09867_2

A prática de observar aves, ou Birdwatching, é muito antiga nos EUA e Europa. Só nos Estados Unidos já foram postadas no eBird quase 14 milhões de listas de aves pelos observadores. Os observadores formam grupos significativos e crescentes de pessoas com um perfil bem definido de interesses e práticas. No Brasil, o número de […]

Global Big Day—participe

Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris). Karlla Barbosa.

Marque em seus calendários—daqui 6 semanas, dia 14 de maio será o Global Big Day!

Com esse artigo, nosso objetivo é ajudá-lo com as suas preparações para o Global Big Day. Depois de ler esse texto, você deverá saber como encontrar aves ao seu redor usando o eBird, como empolgar seus amigos e outros observadores de aves para participarem, e como ter certeza que o eBird está sendo o mais útil o possível para você.